CRMV-PI fecha parcerias para conscientizar a sociedade sobre o problema do tráfico de animais selvagens.

24/09/2014 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:55am

24 de  setembro de 2014 –  No Estado do Piauí, faz parte da cultura da sociedade o convívio com os sagüis, macacos selvagens de pequeno porte. “Em Teresina, é comum vê-los andando pela cidade e serem alimentados pelas pessoas. É comum ver gente criar estes animais dentro de casa sem ter conhecimento de que os sagüis podem estar contaminados com o vírus da raiva”, conta o presidente do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRMV-PI), dr. Antônio Auro. Ele fez este preâmbulo para contextualizar a realidade do Estado, na qual o CRMV-PI se baseou, a fim de definir a estratégia de divulgação do Segundo Dia de Conscientização da Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens,  marcado para começar em Teresina na segunda-feira que vem (29/9).

“Decidimos estabelecer parcerias com profissionais que atuam diretamente junto às comunidades, como é o caso dos agentes endêmicos, do Centro de Controle de Zoonoses, da Prefeitura de Teresina”, revela o presidente. “No dia D (29/9), eles vão participar de um seminário realizado pelo CRMV-PI, que vai tratar do problema do tráfico de animais selvagens e do risco de  transmissão de zoonoses (doenças transmitidas aos seres humanos pelos animais)”, conta.  Auro ressalta a importância de a população compreender os riscos que a criação doméstica de sagüis pode oferecer e, por isso, os agentes podem ser  importantes multiplicadores. “Neste ano, o Piauí registrou duas mortes de pessoas que contraíram o vírus da raiva”, lembra

O CRMV-PI também percebeu a importância de diversificar o público-alvo das ações. Por isso, fechou parceria com órgãos públicos que têm atividades previstas para a Semana do Meio Ambiente, em outubro.  “Todos os parceiros serão autores de eventos”, explica. No dia 8/10, por exemplo, Ibama, OAB, CRMV-PI e outras entidades vão realizar um seminário sobre proteção aos animais silvestres e domésticos, tendo como público-alvo o meio acadêmico, técnicos governamentais e não governamentais e lideranças comunitárias, que são considerados potenciais multiplicadores. O evento tem apoio do Ministérios Públicos Federal e Estadual. No mesmo dia, uma palestra sobre os entraves no combate aos maus-tratos a animais domésticos será direcionada a agentes de polícia, assistentes sociais e protetores de animais.

Outro evento marcado para o dia 10/10 é uma ação de eco-grafitagem no muro da sede do Ibama, em Teresina. “O local é de muita visibilidade e lá haverá um painel sobre o meio ambiente e o tráfico de animais”, finaliza o presidente do CRMV-PI.

Para promover o Segundo Dia de Conscientização, o CRMV-PI fechou parceria com o Ibama, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Teresina, a Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Fundação Municipal de Saúde.

A campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens foi lançada no ano passado pelos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária. Na semana que vem, o segundo dia de conscientização ocorrerá em mais oito estados.

Assessoria de Comunicação do CFMV

Leia também

– O 2º Dia de Conscientização da Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens ocorrerá em oito estados na semana que vem

– Projeto de ação social itinerante apoia a segunda etapa de conscientização contra o tráfico de animais selvagens

– 2º Dia de Conscientização da Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens já começou em algumas capitais do país